"Quais estratégias devem ser adotadas para se conseguir uma melhor interação e colaboração entre os participantes, através de ambientes ou ferramentas computacionais (síncronas ou assíncronas), de forma a potencializar a construção do conhecimento?"
A construção de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) é possível desde que ocorram interações, diálogos entre os participantes. Com esta interação, haverá uma aquisição mútua de conhecimentos.
A comunicação em cursos à distância ocorre de forma mediatizada, através do uso do computador e das mídias existentes. Assim, o professor/tutor precisa propiciar situações que levem a interação entre os estudantes.
O feedback é uma ótima estratégia. Por ser um curso à distância, com esse recurso o aluno sabe que não está sozinho, sentindo a necessidade de existir estas trocas permanentes. Também é de extrema importância, a resposta de dúvidas logo. Deixar os estudantes esperando por muito tempo o retorno sobre sua dúvida, acaba deixando-os desmotivados e isso não é bom.
Outro ponto importante, é elaborar normas a serem seguidas pelos estudantes no uso das ferramentas, isso auxiliará no bom desempenho na realização das atividades propostas. Mas, isso tudo não funcionará de forma correta sem a presença constante do professor/tutor. Na modalidade EAD, existe esta necessidade, para que através das interações possam haver trocas de conhecimentos e ampliação dos mesmos.
Mas acredito que isso seja necessario, sim, além de fundamental. Devendo dar maior enfase as responsabilidades que o aluno protagonista deve ter, busca X estudo X troca e para isso acredito que o blog nos foi disponibilizado...
ResponderExcluirPena que essa interação não esteja acontecendo de uma forma tao esplicita, claro todos fizemos as nossas leituras, estudos...mas e a troca??
Beijos
acredito que as trocas acontecem quando nos propomos a querer saber o que o OUTRO pensa e a partir dai, nos questionamos buscando em arquivos da memória, conhecimento sobre o tema tratado, ou senão pesquisamos para poder debater, dialogar com o propósito de construir o conhecimento. E sinto que os blogs estão conseguindo isso neste momento, quanto me proponho a ler as postagens e por conseguinte responde-las com essa intenção de troca.
ResponderExcluirpostado por Elenise Xisto.
Olá Aline, ótimo texto!
ResponderExcluirÉ de sua autoria?
É fundamental que vocês indiquem sempre a fonte dos posts, ok.
Marcelo
Sim Elenise concordo plenamente com vc, mas eu falei no ponto de trocas entre os colegas sobre os textos postados, de "debatermos" mais eles, me entende?
ResponderExcluirBom esse é meu ponto de vista, mas esta acredito que esteja melhorando sim!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarcelo!
ResponderExcluirSim é de minha autoria. Esta é minha contribuição com relação a questão que seria debatida no chat, mas para meu grupo não funcionou.
Vejo o Feedback como fundamental para que haja a interação entre professor e aluno. Dessa forma, o aluno toma conhecimento do que precisa melhorar e pode debater com o professor o seu ponto de vista. É um recurso que precisa ser melhor aproveitado nos cursos.
ResponderExcluirOlá colegas!
ResponderExcluirTambém compartilho da afirmação de que na Educação a Distância os feedebacks são essenciais para que haja a interação mais efetiva entre professor/tutor e estudantes, pois esse momento possibilita construção e reconstrução de saberes, visto que o estudante tem a possibilidade de refletir sobre o que pode e/ou deve ser reconstruído.
Abraços, Alexandra.